Inscrições


Como fazer a inscrição?

Atenção: Devido a determinação expressa na Portaria nº. 391, de 07 de fevereiro de 2002, do Ministério da Educação, somente serão aceitas inscrições de candidatos que estejam cursando o Ensino Médio ou que possuam o Certificado de Conclusão deste nível de ensino pela via regular ou da suplência. Assim, ao preencher a ficha de inscrição, o candidato deve indicar, no campo destinado a isso, a situação escolar em que se encontra, responsabilizando-se pela declaração.

     A inscrição ao Concurso Vestibular de Inverno 2014 da PUCRS se dará a partir do preenchimento completo dos dados solicitados na ficha de inscrição e do pagamento da taxa de inscrição, impressa no ato da inscrição.





Que documentos são necessários para a inscrição?

     Para preencher correta e completamente a ficha de inscrição, é necessária a Cédula de Identidade, com validade vigente, se brasileiro.

     Se o candidato for estrangeiro, é necessário o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), que é o comprovante de permanência legal no Brasil.

  • Entende-se por Cédula de Identidade o documento expedido pelas Secretarias de Segurança Pública (SJS) e demais órgãos de identificação oficiais da Federação, pelas Forças Armadas (Ministério do Exército-MINEX, da Aeronáutica-MINAE, da Marinha-MINMA) e Conselhos Regionais Profissionais (CR), autorizados em lei.

  • No caso de candidato de nacionalidade estrangeira, é obrigatória a apresentação do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), fornecido pela SPMAF ou DPMAF.

    Não serão aceitos quaisquer outros documentos que não os acima mencionados e Cédulas de Identidade onde conste expressamente que o detentor não é alfabetizado.

  • Durante a realização das provas, os candidatos deverão manter sua Cédula de Identidade sobre a classe.



Qual o período de inscrição?

De 28 de abril a 23 de maio de 2014.



Qual o valor da inscrição?

     R$ 95,00. O Manual do Candidato ao Concurso Vestibular de Inverno 2014 está disponível para download neste Website. Quem desejar poderá adquiri-lo no Campus Central, na Central de Atendimento ao Aluno, térreo do prédio 15, das 8h às 21h, mediante o pagamento de R$ 5,00.

Em qualquer caso, leia atentamente as informações nele contidas.



Como fazer o pagamento da inscrição?

     O pagamento poderá ser realizado até o dia 26 de maio de 2014 em qualquer agência bancária do território nacional, conforme sua opção por ocasião da inscrição.



Quais os locais de inscrição?

     As inscrições para o Concurso Vestibular de Inverno 2014 da PUCRS serão realizadas via Internet, de qualquer ponto, no endereço www.pucrs.br, 24 horas por dia. Também poderão ser realizadas no seguinte local e horário:
  • PUCRS/Campus Central: Av. Ipiranga, 6681, Central de Atendimento ao Aluno, térreo do prédio 15, das 8h às 21h.



Onde o candidato realizará as provas do Concurso Vestibular?

     A informação sobre o local – prédio e sala – onde o candidato deverá realizar as provas do Concurso Vestibular será divulgada a partir do dia 02/06 pela internet (www.pucrs.br/vestibular); pelo e-mail fornecido pelo candidato; na mídia impressa; e no Campus Central da PUCRS (Central de Atendimento ao Aluno, térreo do prédio 15).



Informações Importantes
  • O Concurso Vestibular de Inverno 2014 somente habilitará os classificados para a matrícula no segundo semestre de 2014, observadas as exigências expressas no Manual do Candidato.

  • Nenhum candidato poderá inscrever-se para mais de um curso no mesmo Concurso Vestibular.

  • A Universidade não garante a realização do Concurso Vestibular para curso que não tenha no mínimo 30 candidatos inscritos. Caso ocorra essa hipótese, será feita comunicação no dia 28/05/2014. Os candidatos destes cursos deverão, por isso, comparecer à Universidade, no dia 29/05/2014, para fazerem nova opção ou receberem a importância correspondente à inscrição.

  • O candidato com necessidades educacionais especiais que desejar atendimento especial, deverá dirigir-se pessoalmente ou através de representante ao Campus Central – Núcleo de Ingresso (prédio 1, sala 305) – para formalizar sua solicitação e apresentar laudo, emitido por especialista, que especifique a natureza, o tipo e o grau de deficiência, bem como as condições recomendadas para a realização das provas.



Qual é a distribuição das provas por dia?

Data Hora Provas Duração
07/06
(sábado)
14h Física, Biologia e Língua Portuguesa (10 questões objetivas para cada disciplina, totalizando 30 questões, mais uma questão de redação na prova de Língua Portuguesa). 4h
08/06
(domingo)
14h Química, Geografia, História, Literatura em Língua Portuguesa, Matemática e Língua Espanhola ou Língua Inglesa (10 questões objetivas para cada disciplina, totalizando 60 questões). 4h






        

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Pró-Reitoria Acadêmica - Setor de Ingresso

Av. Ipiranga, 6681, prédio 1, sala 305 - Porto Alegre, RS, Brasil - Caixa Postal 1429 - CEP 90619-900
Fone: (51) 3320-3557 - Fax: (51) 3320-3605 - E-mail: vestibular@pucrs.br