Matrículas


Qual o procedimento para efetivar a matrícula?
Informações Importantes
Como deve proceder o candidato que tiver o seu nome na Lista de Espera?
Segunda Chamada
Lista de Espera da Segunda Chamada
Outras informações úteis sobre a matrícula na PUCRS

Veja as respostas para outras dúvidas frequentes



Quando e como será feita a matrícula dos calouros?

Atenção:
• A classificação dos candidatos às vagas existentes não significa matrícula automática. O ato de matricular-se é, portanto, obrigatório. O candidato chamado que não comparecer, conforme as orientações relativas à efetivação da matrícula, perde o direito à vaga.

• O candidato classificado no Concurso Vestibular deverá matricular-se em todas as disciplinas do 1º. nível, mesmo que já tenha obtido créditos em outro estabelecimento de Ensino Superior. Neste último caso, o candidato poderá requerer o aproveitamento dos créditos, no período indicado no calendário escolar, e deverá aguardar resposta até o final do período letivo.

• De acordo com a legislação vigente, é condição indispensável para a matrícula a exibição da prova de conclusão do Ensino Médio (2º. Grau), anulando-se a classificação dos candidatos que não a apresentarem no momento da matrícula.




Qual o procedimento para efetivar a matrícula?

     Para efetivar sua matrícula, o candidato classificado deverá:
  1. Recolher, na rede bancária, até o vencimento, a importância constante na Guia de Recolhimento, relativa à primeira mensalidade.

    A Guia de Recolhimento poderá ser impressa na Internet (www.pucrs.br/vestibular) ou obtida na Central de Atendimento ao Aluno, térreo do prédio 15, a partir do dia seguinte à divulgação do resultado do Concurso Vestibular.

  2. Entregar a documentação necessária (consulte o quadro de horário e local).

  3. Concluir o processo de matrícula na respectiva Unidade Acadêmica, conforme indicado no quadro de locais de matrícula .

A matrícula dos classificados nos cursos da PUCRS somente será efetivada mediante a apresentação da seguinte documentação:
  1. Guia de Recolhimento, relativa à primeira mensalidade, quitada.

  2. Documento comprobatório de escolarização, podendo ser:
    • ou Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio/2º. Grau (devendo constar a aprovação no Estágio para os cursos profissionalizantes, quando previsto na legislação) – 2 (duas) vias, sendo 1 (uma) obrigatoriamente original;

    • ou Diploma registrado de Curso Profissionalizante de Ensino Médio/2º. Grau, ou de Curso Superior – 1 (uma) fotocópia autenticada.

    • ou Declaração de Equivalência do Ensino Médio/2º. Grau para cursos concluídos no Exterior, expedida pelo Conselho Estadual de Educação (Resolução nº. 155 do CEE de 21/11/80), em 1 (uma) via autenticada.

    • ou Histórico de Conclusão de curso (expedido pelo Estabelecimento de Ensino, com Visto Consular, em 1 (uma) via, dispensada a Declaração de Equivalência) para curso equivalente ao Ensino Médio/2º. grau, NÃO TÉCNICO, concluído na Argentina, Paraguai e Uruguai, de acordo com o Decreto nº. 2.726 de 10/08/1998.

  3. Fotocópias sem autenticação dos seguintes documentos:
    • Cédula de Identidade (com o respectivo órgão expedidor)
    • CPF
    • Comprovante de Quitação Eleitoral (a partir de 18 anos, conforme legislação)
    • Comprovante de Situação Militar Regular (sexo masculino e 18 anos completos no ano vigente)
  • Para candidatos estrangeiros, prova de permanência legal no Brasil R.N.E (Registro Nacional para Estrangeiros).

A NÃO APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS IMPLICA A PERDA DA VAGA.


     A entrega da documentação para a matrícula nos cursos da PUCRS será feita no dia 16 de junho de 2014, no seguinte local:





Informações Importantes

     O pagamento da 1ª. mensalidade não garante a vaga e nem significa matrícula realizada. A matrícula estará efetivada com o preenchimento do Requerimento de Matrícula. (ver quadro de locais de matrícula).


      Os alunos matriculados que cancelarem a matrícula até 31 de julho de 2014 receberão a devolução de 80% do valor pago, correspondente à primeira mensalidade. Após esta data os valores serão devidos. A solicitação de cancelamento deverá ser feita na Central de Atendimento ao Aluno, térreo do prédio 15, das 8 às 18h.



     O incentivo às Licenciaturas proporciona redução no valor das mensalidades desses cursos, num percentual de 30% (trinta por cento) para Educação Física e de 40% (quarenta por cento) para as demais Licenciaturas.






Como deve proceder o candidato que tiver o seu nome na Lista de Espera?

     Os candidatos relacionados na Lista de Espera deverão proceder da seguinte maneira:
  • Manifestação de Interesse na Vaga:
    Comparecer no prédio 50 – 2º. pavimento – sala 208, para preencher o termo de Manifestação de Interesse na Vaga, no dia 16 de junho de 2014, das 9h às 17h.

    O não comparecimento implicará a perda deste direito.

  • Matrícula dos Classificados na Lista de Espera da Primeira Chamada (24/06/2014):
    No dia 24 de junho de 2014, das 9h às 17h, o candidato que se habilitou a vaga eventualmente existente e que foi classificado deverá comparecer no prédio 50 – 2º. pavimento (conforme distribuição por curso afixada no local), para efetivação da matrícula, segundo consta no item “Qual o procedimento para efetivar a matrícula?”.

    O candidato que, mesmo tendo manifestado interesse na vaga e sendo classificado para a matrícula, não comparecer a esta, perderá o direito a efetuá-la.





Segunda Chamada (27/06/2014)

     A efetivação da matrícula dos classificados em Segunda Chamada no Concurso Vestibular, se houver, será feita no dia 24 de junho de 2014, das 8h30min às 11h e das 13h às 17h, no prédio 50 – 2º. pavimento (conforme distribuição por curso afixada no local), segundo consta no item “Qual o procedimento para efetivar a matrícula?”.





Lista de Espera da Segunda Chamada (27/06/2014)

     Se ocorrer, repetem-se os procedimentos da Lista de Espera da Primeira Chamada: comparecer no prédio 50 – 2º. pavimento (conforme distribuição por curso afixada no local), para preencher o termo de Manifestação de Interesse na Vaga, no dia 27 de junho de 2014, das 8h30min às 11h e das 13h às 17h.

O não comparecimento implicará a perda deste direito.

  • Matrícula dos Classificados na Lista de Espera da Segunda Chamada (02/07/2014):

    No dia 02 de julho de 2014, das 8h30min às 11h e das 13h às 17h, o candidato que se habilitou a vaga eventualmente existente e que foi classificado deverá comparecer ao mesmo local onde manifestou interesse na vaga (prédio 50 – 2º. pavimento), para efetivação da matrícula, conforme consta no item “Qual o procedimento para efetivar a matrícula?”.






Outras informações úteis


O que é e como obter o Boletim de Desempenho?

     O boletim individual de desempenho apresenta todos os dados obtidos pelo candidato no Concurso Vestibular prestado. Será enviado ao e-mail fornecido pelo candidato na inscrição, junto com a divulgação do resultado do Concurso Vestibular. O candidato poderá, também, imprimi-lo através do site www.pucrs.br/vestibular, digitando o nº. da inscrição e data de nascimento, ou retirá-lo na Central de Atendimento ao Aluno no prédio 15 – Campus Central, mediante apresentação da Cédula de Identidade, a partir das 14h do primeiro dia útil após a publicação dos resultados.


Aproveitamento de Créditos

     Se você é ou foi estudante da PUCRS ou de outra instituição de ensino superior e está classificado no Concurso Vestibular, dirija-se, após a matrícula, à Central de Atendimento ao Aluno, prédio 15, Campus Central, para encaminhar o pedido de aproveitamento de créditos, se for o caso.

Matrícula opcional em Línguas

     A Faculdade de Letras (telefone: 3320-3528 – e-mail: letras@pucrs.br) oferece a todos os estudantes da PUCRS as línguas: Latim, Grego, Espanhol, Inglês, Francês, Alemão, Japonês e Português.

     Qualquer que seja seu curso, você poderá incluir uma ou mais delas como disciplina eletiva. Informe-se, no ato da matrícula, sobre os horários, as condições e a forma de pagamento.


Como requerer Atestado de Frequência às provas?

     O candidato que necessitar de Atestado de Frequência às provas do Concurso Vestibular deverá requerê-lo, mediante o pagamento da taxa correspondente, na Central de Atendimento ao Aluno, prédio 15, Campus Central, a partir do primeiro dia útil após as provas. A entrega dos atestados solicitados até 11/06/2014 será feita a partir do dia 13/06/2014.

Atestados solicitados posteriormente serão entregues em 48h.


Trancamento de Matrícula

     O candidato classificado e matriculado no conjunto de disciplinas do primeiro nível que, por motivos particulares, não puder cursá-las não tem direito a cancelamento de disciplinas ou trancamento de matrícula com o objetivo de assegurar vaga para o próximo ou próximos períodos letivos.



        

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