Matrículas


Qual o procedimento para efetivar a matrícula?
Informações Importantes
Como deve proceder o candidato que tiver o seu nome na Lista de Espera?
Segunda Chamada
Lista de Espera da Segunda Chamada
Outras informações úteis sobre a matrícula na PUCRS

Veja as respostas para outras dúvidas frequentes



Quando e como será feita a matrícula dos calouros?

Atenção:
• A classificação dos candidatos às vagas existentes não significa matrícula automática. O ato de matricular-se é, portanto, obrigatório. O candidato chamado que não comparecer, conforme as orientações relativas à efetivação da matrícula, perde o direito à vaga.

• O candidato classificado no Concurso Vestibular deverá matricular-se em todas as disciplinas do 1º. nível, mesmo que já tenha obtido créditos em outro estabelecimento de Ensino Superior. Neste último caso, o candidato poderá requerer o aproveitamento dos créditos, no período indicado no calendário escolar, e deverá aguardar resposta até o final do período letivo.

• De acordo com a legislação vigente, é condição indispensável para a matrícula a exibição da prova de conclusão do Ensino Médio (2º. Grau), anulando-se a classificação dos candidatos que não a apresentarem no momento da matrícula.




Qual o procedimento para efetivar a matrícula?

     Para efetivar sua matrícula, o candidato classificado deverá:
  1. Recolher, na rede bancária, até o vencimento, a importância constante na Guia de Recolhimento, relativa à primeira mensalidade.


  2. Entregar a documentação necessária.

  3. Concluir o processo de matrícula na respectiva Unidade Acadêmica.

A matrícula dos classificados nos cursos da PUCRS somente será efetivada mediante a apresentação da seguinte documentação:
  1. Guia de Recolhimento, relativa à primeira mensalidade, quitada.

  2. Documento comprobatório de escolarização, podendo ser:
    • ou Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio/2º. Grau (devendo constar a aprovação no Estágio para os cursos profissionalizantes, quando previsto na legislação) – 2 (duas) vias, sendo 1 (uma) obrigatoriamente original;

    • ou Diploma registrado de Curso Profissionalizante de Ensino Médio/2º. Grau, ou de Curso Superior – 1 (uma) fotocópia autenticada.

    • ou Declaração de Equivalência do Ensino Médio/2º. Grau para cursos concluídos no Exterior, expedida pelo Conselho Estadual de Educação (Resolução nº. 155 do CEE de 21/11/80), em 1 (uma) via autenticada.

    • ou Histórico de Conclusão de curso (expedido pelo Estabelecimento de Ensino, com Visto Consular, em 1 (uma) via, dispensada a Declaração de Equivalência) para curso equivalente ao Ensino Médio/2º. grau, NÃO TÉCNICO, concluído na Argentina, Paraguai e Uruguai, de acordo com o Decreto nº. 2.726 de 10/08/1998.

  3. Fotocópias sem autenticação dos seguintes documentos:
    • Cédula de Identidade (com o respectivo órgão expedidor)
    • CPF
    • Comprovante de Quitação Eleitoral (a partir de 18 anos, conforme legislação)
    • Comprovante de Situação Militar Regular (sexo masculino e 18 anos completos no ano vigente)
  • Para candidatos estrangeiros, prova de permanência legal no Brasil R.N.E (Registro Nacional para Estrangeiros).

         O curso de Ciências Aeronáuticas, além da documentação prevista nas letras “A”, “B” e “C” acima, requer do candidato na matrícula inicial, a comprovação de, no mínimo, 15 (quinze) horas de voo em avião, realizadas em Curso de Piloto Privado-Avião, em entidade de ensino de voo homologada pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil. Para isso, deve apresentar à PUCRS a Caderneta Individual de Voo (CIV), onde constem os últimos registros de voo realizados e a Folha de Conferência da CIV, relativa aos registros apresentados, devidamente assinada e carimbada pelo responsável da entidade de ensino de voo.


  • A NÃO-APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS IMPLICA A PERDA DA VAGA.





    Informações Importantes

         O pagamento da 1ª. mensalidade não garante a vaga e nem significa matrícula realizada. A matrícula estará efetivada com o preenchimento do Requerimento de Matrícula.


    PROGRAMA BOLSA LICENCIATURA
         O programa Bolsa Licenciatura proporciona um abatimento no valor das mensalidades dos cursos de Licenciatura, num percentual de 30% para Educação Física e de 40% para os demais cursos, de acordo com Resolução da Reitoria que regulamenta o assunto.






    Como deve proceder o candidato que tiver o seu nome na Lista de Espera?

         Os candidatos relacionados na Lista de Espera deverão, primeiramente, manifestar o interesse pela vaga em local, data e horário a serem divulgados. O não-comparecimento implicará a perda desse direito. Posteriormente deverão realizar a matrícula em local, data e horário a serem divulgados.

    O candidato que, mesmo tendo manifestado interesse na vaga e sendo classificado para a matrícula, não comparecer a esta, perderá o direito a efetuá-la.





    Segunda Chamada

         A entrega da Documentação e matrícula dos classificados em Segunda Chamada no Concurso Vestibular, se houver, será feita em data e horário a serem definidos e posteriormente divulgados pela imprensa.





    Lista de Espera da Segunda Chamada

         Se ocorrer, repetem-se os procedimentos da Lista de Espera da Primeira Chamada, em data e horário a serem definidos e posteriormente divulgados pela imprensa.




    Outras informações úteis


    O que é e como obter o Boletim de Desempenho?

         O boletim individual de desempenho apresenta todos os dados obtidos pelo candidato durante o Concurso Vestibular prestado. Será enviado ao e-mail fornecido pelo candidato na inscrição, junto com a divulgação do resultado do Concurso Vestibular. O candidato poderá, também, imprimi-lo através deste site, digitando o nº. da inscrição e data de nascimento, ou retirá-lo na Central de Atendimento ao Aluno, prédio 15, térreo, mediante apresentação da Cédula de Identidade, a partir das 14h do primeiro dia útil após a publicação dos resultados.


    Aproveitamento de Créditos

         Se você é ou foi estudante da PUCRS ou de outra instituição de ensino superior e está classificado no Concurso Vestibular, dirija-se, após a matrícula, à Central de Atendimento ao Aluno, prédio 15, térreo, para encaminhar o pedido de aproveitamento de créditos, se for o caso.

    Matrícula opcional em Línguas

         A Faculdade de Letras (telefone: 3320-3528 – e-mail: letras@pucrs.br) oferece a todos os estudantes da PUCRS as línguas: Latim, Grego, Espanhol, Inglês, Francês, Alemão, Japonês e Português. Qualquer que seja seu curso, você poderá incluir uma ou mais delas como disciplina eletiva. Informe-se, no ato da matrícula, sobre os horários, as condições e a forma de pagamento.


    Como requerer Atestado de Frequência às provas?

         O candidato que necessitar de Atestado de Freqüência às provas do Concurso Vestibular deverá requerê-lo, mediante o pagamento da taxa correspondente, na Central de Atendimento ao Aluno, prédio 15, térreo, a partir do primeiro dia útil após as provas.


    Trancamento de Matrícula

         O candidato classificado e matriculado no conjunto de disciplinas do primeiro nível que, por motivos particulares, não puder cursá-las não tem direito a cancelamento de disciplinas ou trancamento de matrícula com o objetivo de assegurar vaga para o próximo ou próximos períodos letivos.



            

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Pró-Reitoria Acadêmica - Setor de Ingresso

    Av. Ipiranga, 6681, prédio 1, sala 305 - Porto Alegre, RS, Brasil - Caixa Postal 1429 - CEP 90619-900
    Fone: (51) 3320-3557 - Fax: (51) 3320-3605 - E-mail: vestibular@pucrs.br