Matrículas


Qual o procedimento para efetivar a matrícula?
Informações Importantes
Como deve proceder o candidato que tiver o seu nome na Lista de Espera?
Segunda Chamada
Lista de Espera da Segunda Chamada
Terceira Chamada
Lista de Espera da Terceira Chamada
Outras informações úteis sobre a matrícula na PUCRS

Veja as respostas para outras dúvidas frequentes



Quando e como será feita a matrícula dos calouros?

Atenção:
• A classificação dos candidatos às vagas existentes não significa matrícula automática. O ato de matricular-se é, portanto, obrigatório. O candidato chamado que não comparecer, conforme as orientações relativas à efetivação da matrícula, perde o direito à vaga.

• O candidato classificado no Concurso Vestibular deverá matricular-se em todas as disciplinas do 1º. nível, mesmo que já tenha obtido créditos em outro estabelecimento de Ensino Superior. Neste último caso, o candidato poderá requerer o aproveitamento dos créditos, no período indicado no calendário escolar, e deverá aguardar resposta até o final do período letivo.

• De acordo com a legislação vigente, é condição indispensável para a matrícula a exibição da prova de conclusão do Ensino Médio (2º. Grau), anulando-se a classificação dos candidatos que não a apresentarem no momento da matrícula.




Qual o procedimento para efetivar a matrícula?

     Para efetivar sua matrícula, o candidato classificado deverá:
  1. Recolher, na rede bancária, até o vencimento, a importância constante na Guia de Recolhimento, relativa à primeira mensalidade.

    A Guia de Recolhimento poderá ser impressa na Internet (www.pucrs.br/vestibular) ou obtida na Central de Atendimento ao Aluno, térreo do prédio 15, a partir do dia seguinte à divulgação do resultado do Concurso Vestibular.

  2. Entregar a documentação necessária (consulte o quadro de horário e local).

  3. Concluir o processo de matrícula na respectiva Unidade Acadêmica, conforme indicado no quadro de locais de matrícula .

A matrícula dos classificados nos cursos da PUCRS somente será efetivada mediante a apresentação da seguinte documentação:
  1. Guia de Recolhimento, relativa à primeira mensalidade, quitada.

  2. Documento comprobatório de escolarização, podendo ser:
    • ou Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio/2º. Grau (devendo constar a aprovação no Estágio para os cursos profissionalizantes, quando previsto na legislação) – 2 (duas) vias, sendo 1 (uma) obrigatoriamente original;

    • ou Diploma registrado de Curso Profissionalizante de Ensino Médio/2º. Grau, ou de Curso Superior – 1 (uma) fotocópia autenticada.

    • ou Declaração de Equivalência do Ensino Médio/2º. Grau para cursos concluídos no Exterior, expedida pelo Conselho Estadual de Educação (Resolução nº. 155 do CEE de 21/11/80), em 1 (uma) via autenticada.

    • ou Histórico de Conclusão de curso (expedido pelo Estabelecimento de Ensino, com Visto Consular, em 1 (uma) via, dispensada a Declaração de Equivalência) para curso equivalente ao Ensino Médio/2º. grau, NÃO TÉCNICO, concluído na Argentina, Paraguai e Uruguai, de acordo com o Decreto nº. 2.726 de 10/08/1998.

  3. Fotocópias sem autenticação dos seguintes documentos:
    • Cédula de Identidade (com o respectivo órgão expedidor)
    • CPF
    • Comprovante de Quitação Eleitoral (a partir de 18 anos, conforme legislação)
    • Comprovante de Situação Militar Regular (sexo masculino e 18 anos completos no ano vigente)
  • Para candidatos estrangeiros, prova de permanência legal no Brasil R.N.E (Registro Nacional para Estrangeiros).

         O curso de Ciências Aeronáuticas, além da documentação prevista nas letras “A”, “B” e “C” acima, requer do candidato na matrícula inicial, a comprovação de, no mínimo, 15 (quinze) horas de voo em avião, realizadas em Curso de Piloto Privado-Avião, em entidade de ensino de voo homologada pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil. Para isso, deve apresentar à PUCRS a Caderneta Individual de Voo (CIV), onde constem os últimos registros de voo realizados e a Folha de Conferência da CIV, relativa aos registros apresentados, devidamente assinada e carimbada pelo responsável da entidade de ensino de voo.


  • A NÃO APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS IMPLICA A PERDA DA VAGA.


         A entrega da documentação para a matrícula nos cursos da PUCRS será feita no dia 16 de dezembro de 2013, no seguinte local:





    Informações Importantes

         O pagamento da 1ª. mensalidade não garante a vaga e nem significa matrícula realizada. A matrícula estará efetivada com o preenchimento do Requerimento de Matrícula. (ver quadro de locais de matrícula).


          Os alunos matriculados que cancelarem a matrícula até 27 de janeiro de 2014 receberão a devolução integral do valor pago, correspondente à primeira mensalidade. A solicitação de cancelamento deverá ser feita na Central de Atendimento ao Aluno, térreo do prédio 15, das 8 às 18h.



         O incentivo às Licenciaturas proporciona redução no valor das mensalidades desses cursos, num percentual de 30% (trinta por cento) para Educação Física e de 40% (quarenta por cento) para as demais Licenciaturas.






    Como deve proceder o candidato que tiver o seu nome na Lista de Espera?

         Os candidatos relacionados na Lista de Espera deverão proceder da seguinte maneira:
    • Manifestação de Interesse na Vaga:
      Comparecer no prédio 50 – 4º. pavimento – salas 407 e 408, para preencher o termo de Manifestação de Interesse na Vaga, no dia 16 de dezembro de 2013, das 9h às 17h.

      O não comparecimento implicará a perda deste direito.

    • Matrícula dos Classificados na Lista de Espera da Primeira Chamada (19/12/2013):
      No dia 19 de dezembro de 2013, das 9h às 17h, o candidato que se habilitou a vaga eventualmente existente e que foi classificado deverá comparecer no prédio 50 – 2º. pavimento (conforme distribuição por curso afixada no local), para efetivação da matrícula, segundo consta no item “Qual o procedimento para efetivar a matrícula?”.

      O candidato que, mesmo tendo manifestado interesse na vaga e sendo classificado para a matrícula, não comparecer a esta, perderá o direito a efetuá-la.





    Segunda Chamada (29/01/2014)

         A efetivação da matrícula dos classificados em Segunda Chamada no Concurso Vestibular, se houver, será feita no dia 29 de janeiro de 2014, das 8h30min às 11h e das 13h às 17h, no prédio 50 – 2º. pavimento (conforme distribuição por curso afixada no local), segundo consta no item “Qual o procedimento para efetivar a matrícula?”.





    Lista de Espera da Segunda Chamada (29/01/2014)

         Se ocorrer, repetem-se os procedimentos da Lista de Espera da Primeira Chamada: comparecer no prédio 50 – 2º. pavimento (conforme distribuição por curso afixada no local), para preencher o termo de Manifestação de Interesse na Vaga, no dia 29 de janeiro de 2014, das 8h30min às 11h e das 13h às 17h.

    O não comparecimento implicará a perda deste direito.

    • Matrícula dos Classificados na Lista de Espera da Segunda Chamada (31/01/2014):

      No dia 31 de janeiro de 2014, das 8h30min às 11h e das 13h às 17h, o candidato que se habilitou a vaga eventualmente existente e que foi classificado deverá comparecer ao mesmo local onde manifestou interesse na vaga (prédio 50 – 2º. pavimento), para efetivação da matrícula, conforme consta no item “Qual o procedimento para efetivar a matrícula?”.



    Terceira Chamada (25/02/2014)

         A efetivação da matrícula dos classificados em Terceira Chamada no Concurso Vestibular, se houver, será feita no dia 25 de fevereiro de 2014, das 8h30min às 11h e das 13h às 17h, no prédio 50 – 2º. pavimento – do Campus Central (conforme distribuição por curso afixada no local), conforme consta no item “Qual o procedimento para efetivar a matrícula?”.





    Lista de Espera da Terceira Chamada (25/02/2014)

         Se ocorrer, repetem-se os procedimentos da Lista de Espera da Primeira Chamada: comparecer no prédio 50 – 2º. pavimento – do Campus Central (conforme distribuição por curso afixada no local), no dia 25 de fevereiro de 2014, das 8h30min às 11h e das 13h às 17h.

    O não-comparecimento implicará a perda deste direito.

    • Matrícula dos Classificados na Lista de Espera da Terceira Chamada (27/02/2014):

      No dia 27 de fevereiro de 2014, das 8h30min às 11h e das 13h às 17h, o candidato que se habilitou a vaga eventualmente existente e que foi classificado deverá comparecer ao mesmo local onde manifestou interesse na vaga (prédio 50 – 2º. pavimento) – do Campus Central (conforme distribuição por curso afixada no local), conforme consta no item “Qual o procedimento para efetivar a matrícula?”.




    Outras informações úteis


    O que é e como obter o Boletim de Desempenho?

         O boletim individual de desempenho apresenta todos os dados obtidos pelo candidato no Concurso Vestibular prestado. Será enviado ao e-mail fornecido pelo candidato na inscrição, junto com a divulgação do resultado do Concurso Vestibular. O candidato poderá, também, imprimi-lo através do site www.pucrs.br/vestibular, digitando o nº. da inscrição e data de nascimento, ou retirá-lo na Central de Atendimento ao Aluno no prédio 15 – Campus Central, mediante apresentação da Cédula de Identidade, a partir das 14h do primeiro dia útil após a publicação dos resultados.


    Aproveitamento de Créditos

         Se você é ou foi estudante da PUCRS ou de outra instituição de ensino superior e está classificado no Concurso Vestibular, dirija-se, após a matrícula, à Central de Atendimento ao Aluno, prédio 15, Campus Central, para encaminhar o pedido de aproveitamento de créditos, se for o caso.

    Matrícula opcional em Línguas

         A Faculdade de Letras (telefone: 3320-3528 – e-mail: letras@pucrs.br) oferece a todos os estudantes da PUCRS as línguas: Latim, Grego, Espanhol, Inglês, Francês, Alemão, Japonês e Português.

         Qualquer que seja seu curso, você poderá incluir uma ou mais delas como disciplina eletiva. Informe-se, no ato da matrícula, sobre os horários, as condições e a forma de pagamento.


    Como requerer Atestado de Frequência às provas?

         O candidato que necessitar de Atestado de Frequência às provas do Concurso Vestibular deverá requerê-lo, mediante o pagamento da taxa correspondente, na Central de Atendimento ao Aluno, prédio 15, Campus Central, a partir do primeiro dia útil após as provas. A entrega dos atestados solicitados até 11/12/2013 será feita a partir do dia 13/12/2013.

    Atestados solicitados posteriormente serão entregues em 48h.


    Trancamento de Matrícula

         O candidato classificado e matriculado no conjunto de disciplinas do primeiro nível que, por motivos particulares, não puder cursá-las não tem direito a cancelamento de disciplinas ou trancamento de matrícula com o objetivo de assegurar vaga para o próximo ou próximos períodos letivos.



            

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
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